10/Nov/2017
ESAPERGS promove 1º Encontro das Escolas Jurídicas do RS



A Diretora-Presidente da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (ESAPERGS), Melissa Guimarães Castello, participou, nesta quinta-feira (09), do 1° Encontro das Escolas de Estado do RS, na OAB/RS. Com o tema, Os desafios das instituições de Estado no Brasil, o evento teve por objetivo debater temas políticos e econômicos que refletem nas Escolas, bem como propor ideias para o fortalecimento das Instituições de Estado do RS e congêneres.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, falou da atual crise que o País vivencia. “Parabenizo a todos os dirigentes das Escolas por este debate. As Escolas jurídicas têm papel importante para fazer chegar a sociedade, pensadores e lideranças, grandes debates como a reforma da previdência, precatórios, foro privilegiado, etc. Precisamos refletir, também, enquanto cidadãos, que a moral não tem lado e nem ideologia, e sim, princípios. Todos nós temos responsabilidades sobre a crise ética e moral que o Brasil passa. Em quem votamos nas últimas eleições? Nós acompanhamos o trabalho dessas pessoas e seus compromissos com a sociedade? Nós, elegemos quem está no poder hoje! Precisamos refletir sobre tudo isso!”, argumentou Lamachia.

Após, ocorreu o primeiro painel “O Estado de Direito e reformas de estado”, com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e professor da USP, José Levi do Amaral Júnior, e o advogado e professor da UFRGS, Carlos Eduardo Dieder Reverbel.

À tarde, a atividade contou com as palestras “O histórico das instituições públicas” e a “Participação democrática nas instituições”, com o professor da UFRGS Alfredo Dal Molim; o advogado do Estado do ES, Cláudio Madureira; o professor da PUC e UFRGS Juarez Freitas; e a desembargadora aposentada do TJ, Elaine Macedo.

O evento gratuito reuniu profissionais da área do Direito, servidores públicos e acadêmicos.

Conforme Melissa, a realização deste evento marca a união de esforços das Escolas das diversas instituições públicas e associações profissionais que lidam, no dia a dia, com a operação do Direito, para oferecer eventos de qualidade para seus membros. “Estas instituições têm, sem dúvidas, espírito crítico para debater os rumos das instituições do Estado no Brasil”, afirma.

Também presentes na atividade, o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), Luiz Fernando Barboza dos Santos, e a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger.
O encontro foi uma parceria com a ESA/RS; Escola Judicial do TRT4; Fundação Escola Superior de Direito Municipal (ESDM); Escola da Advocacia-Geral da União; Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan; Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS); Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS); Escola Superior da Magistratura/AJURIS; Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (PIDAP); Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS e Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Imprensa ESAPERGS Foto: OAB/RS

 

10/Nov/2017 - ESAPERGS promove 1º Encontro das Escolas Jurídicas do RS - Leia mais.
----------------------------
27/Out/2017 - ESAPERGS promove debate sobre Advocacia Pública - Leia mais.
----------------------------
06/Out/2017 - VII Revisitando o Direito Público: Congresso debate Dívida Pública - Leia mais.
----------------------------
21/Set/2017 - Ciclo de Debates apresenta O desempenho deliberativo do STF - Leia mais.
----------------------------
30/Ago/2017 - Repensando a tripartição de Poderes é tema de palestra na PGE-RS - Leia mais.
----------------------------